Leia o trecho a seguir, retirado do verbete “Participação” do dicionário Paulo Freire (STRECK, D; REDIN, E; ZITKOSKI, J. 2010), escrito por Cênio Weyh:
Texto:
“A educação na cidade (1991) traz uma posição muito precisa do significado de participação para Freire:
Para nós, a participação não pode ser reduzida a uma pura colaboração que setores populacionais devessem e pudessem dar à administração pública. [...] Implica, por parte das classes populares, um “estar presente na História e não simplesmente nela estar representadas”. Implica participação política das classes populares através de suas representações ao nível das opções, das decisões e não só do fazer o já programado.[...] Participação popular para nós não é um slogan, mas a expressão e, ao mesmo tempo, o caminho de realização democrática da cidade. (p.75)
A participação popular é ferramenta capaz de romper com a tradição da sociedade elitista excludente (p.16). Os conselhos populares de educação podem caracterizar-se como aprofundamento de uma real participação da comunidade de pais e de representantes de movimentos populares na vida inteira das escolas (p.48). Das dificuldades de concretização da participação popular como programa de governo e como ideal político (p.76).” (WEYH, 2010, p. 302-303)
Qual é o sentido da participação para Paulo Freire, segundo o texto?
Escolha uma:
a. a participação dos pais deve se dar de forma irrestrita na execução de tarefas e de ações na escola, previamente definidas exclusivamente entre os profissionais da educação.
b. a participação dos pais deve se dar no planejamento dos planos de governo como ideal político e não no planejamento educacional, realizado por pedagogos.
c. a participação dos pais deve se dar no planejamento de tudo que se relaciona com a educação e com escola e não somente executando tarefas planejadas por professores e gestores.
d. a participação dos pais deve se dar somente no conteúdo das aulas de História e na construção de slogans para a cidade e não nos demais assuntos educacionais.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
c. a participação dos pais deve se dar no planejamento de tudo que se relaciona com a educação e com escola e não somente executando tarefas planejadas por professores e gestores.
Explicação:
lilipassarelli:
correta
respondido por:
5
É correta a alternativa C.
Paulo Freire concebe a educação como o resultado de um esforço coletivo de toda a sociedade, de modo que não é apenas o professor ou os membros auxiliares do corpo pedagógico que educam, mas toda a sociedade.
Deste modo a participação dos pais seria tão mais desejável quanto mais eles não fossem apenas passivos neste processo, realizando não só as atividades pedagógicas que são propostas, mas propondo também atividades e realizando intervenções nas escolas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás