filósofo americano Jacob Needleman, em entrevista à Revista Exame, fala de seu livro O dinheiro e o significado da vida. Afirma que, com a perda dos valores tradicionais, o dinheiro foi a única coisa que sobrou, em nossa cultura, para estimular desejos e aspirações. Como uma droga, o dinheiro nos dá, hoje, a sensação de que somos melhores e mais importantes do que realmente somos.
O autor adverte, no entanto, que o dinheiro não faz ninguém melhor ou pior; é apenas um instrumento que expressa como somos e o que somos. Logo, segundo Needleman, entender nossa relação com o dinheiro é um meio de enxergar honestamente como de fato somos.
Reflita sobre como o homem ocidental moderno lida com o dinheiro; quais são suas emoções e comportamentos; que faces de sua personalidade se revelam.
Organize suas reflexões em um texto em prosa, dissertativo ou argumentativo, de aproximadamente 25 linhas. O texto deve ser coerente, bem fundamentado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Dê um título ao seu texto.
Respostas
respondido por:
0
Ao refletir sobre como o homem ocidental lida com o dinheiro, pode-se salientar o que o autor diz, que com a perda dos valores tradicionais, o dinheiro foi a única coisa que sobrou ao homem ocidental, que o utiliza como base para estabelecer relações sociais.
Ainda que o capitalismo atual tenha criado melhores condições de vida, no aspecto das relações humanas ainda vive-se um mercantilismo, onde pessoas barganham tudo: aceitação, companhia, "amor", amigos, relacionamentos, afetos...
O homem ocidental lida com o dinheiro pensando que quanto mais dinheiro ele tem, melhor ele é, superior ele se torna.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás