• Matéria: ENEM
  • Autor: GAC
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir dos anos 1990, surgem novos formatos de organização da sociedade civil, em função da globalização, da popularização de novas tecnologias de comunicação e da introdução de novas mídias digitais. A ideia de rede de movimento social é um conceito de referência que almeja alcançar o rumo das atuações de movimento, transcendendo as experiências empíricas, localizadas dos sujeitos/atores coletivos.

Com base nessa discussão, assinale a alternativa correta que trata dos movimentos sociais no mundo contemporâneo:

Escolha uma:
a. As organizações locais também vêm tentando se estabelecer nacionalmente e, na medida do possível, participar de redes transnacionais de movimentos (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Catadores de Lixo, Movimento Indígena, Movimento Negro, etc.).
b. Os movimentos sociais locais da contemporaneidade estão apartados dos apoios financeiros vindo de agências não-governamentais internacionais.
c. As grandes manifestações e mobilizações na esfera pública ocorrem apenas pelo uso das redes sociais, já que os movimentos sociais locais fazem outro tipo de atuação.
d. Na sociedade das redes, o associativismo localizado ou setorizado não consegue se articular com outros grupos que tenham a mesma identidade social ou política.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa A.

Os movimentos políticos de uma sociedade não existem apartados dela, sendo uma parte integral dos fenômenos que definem a sociedade na qual estes movimentos surgiram e na qual estes movimentos agem.

Deste modo, o emprego da tecnologia e a tentativa de se incluir como parte dos debates nacionais que ocorrem nas redes é uma característica definidora do que são os movimentos políticos contemporâneos, que tentam, por meio da rede, conseguir expandir o alcance de suas ações, divulgar as suas ideias e ganhar apoio.

Perguntas similares