• Matéria: História
  • Autor: larissa1mf
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o fragmento do Sermão do Mandato de Pe. Antônio Vieira e responda.

O amor sempre é amoroso; mas umas vezes é amoroso e unitivo, outras vezes amoroso e forte. Enquanto amoroso e unitivo, ajunta as extremidades mais distantes: enquanto amoroso e forte, divide os extremos mais unidos. Quais são os extremos mais distantes e mais unidos que há no mundo? O nosso corpo, e a nossa alma. São os extremos mais distantes; porque um é carne, outro espírito: são os extremos mais unidos; porque nunca jamais se apartam. Juntos nascem, juntos crescem, juntos vivem: juntos caminham, juntos param, juntos trabalham, juntos descansam: de noite e de dia; dormindo e velando: em todo o tempo, em toda a idade, em toda a fortuna: sempre amigos, sempre companheiros, sempre abraçados, sempre unidos. E esta união tão natural, esta união tão estreita, quem a divide? A morte. Tal é o amor: Fortis est ut mors dilectio*. O amor, enquanto unitivo, é como a vida; enquanto forte, é como a morte. Enquanto unitivo, por mais distantes que sejam os extremos, ajunta-os: enquanto forte, por mais unidos que estejam, aparta-os.

Antes da Encarnação do Verbo, quais eram os extremos mais distantes? Deus e o homem. E que fez o amor unitivo? Trouxe a Deus do Céu à Terra, e uniu a Deus com os homens. Depois da Encarnação, quais eram os extremos mais unidos? Cristo, e os homens. E que fez o amor forte? Leva hoje a Cristo da Terra ao Céu.



* A morte é deleite do forte.

(VIEIRA, A . Sermões. Porto: Lello e Irmão, 1959)



O Barroco atribui especial atenção à sintaxe textual. A esse respeito, julgue os itens:



I. Verifica-se, com frequência, no texto, a condução do raciocínio do ouvinte, a qual se constrói através da estrutura pergunta-resposta-conclusão.
II. As orações coordenadas assindéticas Juntos nascem, juntos crescem, juntos vivem constituem uma gradação de caráter temporal.
III. No fragmento O amor, enquanto unitivo, é como a vida; enquanto forte, é como a morte., há indicação de paralelismo entre as partes.


Estão corretos:

A
I e II
B
I e III
C
Todos eles
D
Nenhum deles

Respostas

respondido por: PedroOTriste
4

Resposta:

Acredito que a resposta seja C.


Miley132: Me ajudem na minha pergunta? Não consigo responder.
A Emancipação Política do Brasil

1 - Por que somente Tiradentes foi condenado? Além disso, como seriam esses fatos nos dias atuais?

2 - Como os portugueses conseguiram dinheiro para as Grandes Navegações? Caso fosse hoje, arrecadariam dinheiro e parceiros para uma expedição?

3 - Como é feita a cobrança de impostos na atualidade? Explique a derrama atualmente.
Perguntas similares