• Matéria: História
  • Autor: geovannacarolina1694
  • Perguntado 7 anos atrás

tudo sobre a mao de obra africana​

Respostas

respondido por: vitoriabrega
1

Resposta:

Explicação:

A substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana ocorreu, progressivamente, a partir de 1570. As principais formas de resistência indígena à escravidão foram as guerras, as fugas e a recusa ao trabalho, além da morte de uma parcela significativa deles. Segundo o historiador Boris Fausto, morreram em torno de 60 mil índios, entre os anos de 1562 e 1563. As causas eram doenças contraídas pelo contato com os brancos, especialmente os jesuítas: sarampo, varíola e gripe, para as quais não tinham defesa biológica. Outro fator bastante importante, se não o mais importante, na substituição de mão-de-obra indígena pela africana, era a necessidade de uma melhor organização da produção açucareira, que assumia um papel cada vez mais importante na economia colonial. Para conseguir dar conta dessa expansão e demanda externa, tornou-se necessária uma mão-de-obra cada vez mais especializada, como a dos africanos, que já lidavam com essa atividade nas propriedades dos portugueses, na Ilha da Madeira, litoral da África.

 Com o aumento do número de escravos ,colônias como Virgínia e Carolina do Sul ,elaboraram uma série de leis que regulamentavam suas vidas . Essas leis estabeleciam que os escravos negros não poderiam se reunir aos domingos nas cidades ,eram proibidos de portar armas ,as leis também exigiam maior rigor no julgamento de crimes cometidos pelos escravos .

  Mas também tinha como outra forma de resistência contra a escravidão a preservação de costumes de sua terra natal. Manifestavam-se em suas crenças, danças e cantos.

Perguntas similares