Os atentados londrinos de 7 de julho de 2005, ao mesmo tempo em que assinalam a expansão e o fortalecimento da ideia de um papel ativo dos cidadãos no processo de coletar, reportar e difundir fotografia de caráter jornalístico, devem ser considerados também um marco para o jornalismo participativo no uso de tecnologias digitais móveis na cobertura de um evento de grandes proporções. Recentes e dramáticos acontecimentos globais têm evidenciado um forte e consistente crescimento da força da produção imagética alternativa e cidadã e uma maior consciência quanto à agilidade e à praticidade dos dispositivos móveis na transmissão de dados em tempo real, sem intermediação de mídias convencionais. PALACIOS, M.; MUNHOZ, P. Fotografia, Blogs e Jornalismo na Internet: oposições, apropriações e simbiosis. In: BARBOSA, S. (Org). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Labcom Books, 2007, p. 63-84. Considerando o contexto acima, avalie as afirmações que se seguem. I. O crescimento do fotojornalismo cidadão obsolesce as funções do foto-jornalista profissional, uma vez que a mídia convencional passa a fazer uso do material disponibilizado na Internet como fonte para suas coberturas. II. A crescente massa de imagens disponíveis na Internet facilita a produção de contextos interpretativos, pois confere significado mais amplo e verdadeiro aos acontecimentos. III. A produção de imagens com valor jornalístico por cidadãos comuns força a mídia tradicional a conviver com novos circuitos alternativos de informação, sejam esses jornalísticos ou não. IV. Uma das maiores vantagens do uso da fotografia na Internet pelas corporações jornalísticas é ampliar as possibilidades de narrativas jornalísticas que, passam a oferecer, em seus sites e portais noticiosos, galerias de imagens sobre os acontecimentos, explorando recursos em multimídia. É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma:
Respostas
respondido por:
0
III e IV estão corretas.
As fake news são parte disso, principalmente quando levamos em consideração a formação de algorítimos que apresentam esse conteúdo para os grupos.
As bolhas são caracterizadas justamente pelas informações e o ciclo desse usuário.
As bolhas fazem parte de um grupo fechado de indivíduos dentro das redes sociais, e, as fake news, podem ser uma forma de manipular esses usuários.
Por fim, a educação crítica pode contribuir para a saída das Fake News.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás