Valores contemporâneos que cercam a felicidade e as dimensões pessoais e sociais com referência ao hidonismo epicurismo e ética umbitu ?
Respostas
"Vivemos tempos líquidos, nada é para durar", afirmou Bauman. Quer dizer que nossa felicidade está presa aos prazeres momentâneos, atrelados ao consumo.
Somos o que possuímos. O ser pós-moderno perde a individualidade para se perceber em classes de poder aquisitivo. Consumimos em busca de prazer, de felicidade. Os valores contemporâneos da sociedade capitalista, impõem ao ser humano, um hedonismo muito distante da superação da dor, não somos bons para sermos felizes. somos felizes porque possuímos coisas.
Muito afastado da filosofia ubuntu, onde a ética da felicidade está no compartilhar, no relacionamento e calor humano que acolhe e distribui felicidade, vivemos presos em teias virtuais de relacionamentos instantâneos quando podemos fazer e desfazer nossas relações de amizade, apenas com o dedo. Somos felizes porque compartilhamos nossas refeições, nossas aquisições, nossas viagens e nossos relacionamentos.
Precisamos repensar nossas posturas diante do consumo imediatista e hedonista, da frieza das nossas relações, retornando a atenção para nossa responsabilidade em fazer nossa realidade mais próxima a ética ubuntu.
Bons estudos!