Respostas
O Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político
A única informação que possuo é pouca mas acho que suficiente, peço perdão desde já!
Resposta:
Em 1834, aconteceu uma reforma na Constituição que ficou conhecida como Ato Adicional.
Uma das novas medidas adotadas foi a transformação da Regência Trina em Una. Outra medida foi a formação de Assembleias Legislativas nas províncias, que passaram a legislar de acordo com a sua realidade. Ela na verdade foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político.
As medidas influenciaram a:
Regência Una de Feijó (1835 - 1837)
Atendendo às medidas previstas no Ato Adicional, foram feitas eleições para que um novo governo chegasse ao poder.
Nessa época, somente os que tinham renda mínima de 100 mil-réis anuais (o que representava uma parte muito pequena da população) tinham o direito de votar.
O Padre Diogo Antônio Feijó tornou-se regente com um total de 2.826 votos.
Quando assumiu o cargo, explodiram revoltas populares nas províncias do Pará (Cabanagem) e do Rio Grande do Sul (Farroupilha). Apesar de Feijó ser enérgico, não conseguiu vencer a oposição ao seu governo.
Quando ainda faltavam dois anos para terminar seu mandato, Feijó decidiu renunciar ao cargo. Sua regência durou de 1835 a 1837.
Provisoriamente, a regência foi entregue a Pedro de Araújo Lima, senador pernambucano. Novas eleições foram realizadas e Pedro de Araújo Lima foi confirmado no cargo que ocupava.
Então deu-se início a:
Regência Una de Araújo Lima
(1837-1840)
Bom, espero ter ajudado e como iniciante, peço desculpas erros ortográficos e errinhos de História, tenho um cérebro de vento. Mas não deixe de avaliar as estrelas amarelas abaixo de acordo com seu grau de satisfação com meu conteúdo, okay? Até, bons estudos!