• Matéria: Português
  • Autor: jooaaoog
  • Perguntado 7 anos atrás

I – “ Ô, esse Brasil lindo e trigueiro

É o meu Brasil brasileiro

Terra e samba e pandeiro.”



II – “Risque meu nome do seu caderno

Pois não suporto o inferno

Do nosso amor fracassado”



III - “O nego tá moiado de suó

Trabaia, trabaia nego

As mão do nego tá que é calo só”



Transcrevem-se, acima, três passagens que integram diferentes composições musicais, todas de autoria de Ari Barroso (1903/1964), expressão consagrada na história de nosso cancioneiro, .

Sobre elas, podemos afirmar que:

A) ilustram a permanência da linha temática de diferentes escolas no movimento literário brasileiro, todas posteriores ao Realismo, embora tenham sido produzidas em pleno domínio do Modernismo.
B) retomam a temática de uma escola do movimento literário brasileiro, o Realismo, por apresentar a pátria, o amor e o negro segundo ótica plenamente objetiva.
C) são representativas da chamada poesia engajada, ou seja, aquela que se caracteriza pela denúncia crítica de realidades pessoais ou sociais marcadas pela injustiça.
D) pela linha temática que apresentam, revelam a permanência, em produções poéticas do século XX, de diferentes aspectos temáticos do Romantismo e suas três gerações.
E) privilegiam , quanto à forma, um tipo de linguagem inadequada, porque totalmente afastada do registro culto da língua.

Respostas

respondido por: jalves26
4

Sobre as três passagens de diferentes composições musicais de Ari Barroso, podemos afirmar que:

D) pela linha temática que apresentam, revelam a permanência, em produções poéticas do século XX, de diferentes aspectos temáticos do Romantismo e suas três gerações.

> O trecho I, traz uma visão idealista do Brasil, exaltando suas paisagens, seu povo e sua cultura. Então, tem relação com a 1ª Geração do Romantismo, exageradamente nacionalista

> O trecho II, trata da desilusão amorosa e do amor não correspondido. Marcas da 2ª Geração do Romantismo (a "ultrarromântica").

> O trecho III, revela uma maior preocupação com a condição do negro na sociedade. Esse era um tema recorrente na 3ª Geração do Romantismo.

Perguntas similares