• Matéria: Ed. Física
  • Autor: luisfernando821982
  • Perguntado 7 anos atrás

o que é jogo? preciso de uma reposta correta, para o trabalho de escola.
Espero a vcs possam me ajudar, obg​

Respostas

respondido por: rosaniamadu
0

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

respondido por: arpnuclear
2

Resposta: O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho.

Explicação: A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.  Em alguns dicionários jogo aparece como sendo “atividade lúdica que comporta um fim em si mesmo, com independência de que em certas ocasiões se realize por um motivo extrínseco”.

Pode ser:

Jogo Competitivo

   A competição permeia os mais variados aspectos da vida cotidiana do ser humano. Cada aspecto seja social, psicológico, econômico ou pedagógico, dentre outros, focaliza a competição por visões especificas, próprias de seus objetos de investigação. Freire fala que “fazer esporte pressupõe uma prática (eminentemente competitiva) da qual emerge uma visão radical do homem, donde se descortina os seus anseios mais profundos”.

Jogo Cooperativo

   Entende-se cooperação como algo coletivo, onde a presença do outro se faz necessária; uma presença participativa onde cada um dá a sua parcela de contribuição, para se atingir um objetivo comum, integrando-se para beneficio ou melhoria de todos.

Conclusão

   Sabendo que os alunos estão fugindo cada vez mais das aulas de Educação Física, o que pode ser observado claramente na questão dos atestados para serem liberados da prática esportiva, o professor deve buscar alternativas para incentivar e motivar os alunos a freqüentarem suas aulas. E acredita-se que o jogo, tanto competitivo, quanto cooperativo, pode ser um fator decisivo para tornar as aulas de Educação Física mais atrativas.

   Os jogos cooperativos são divertidos para todos; Todos os jogadores têm um sentimento de vitória; Todos se envolvem independente da sua habilidade; Aprende-se a compartilhar e a confiar; Aprende-se a solidarizar com os sentimentos dos outros; Os jogadores aprendem a ter um senso de unidade; A habilidade de perseverança é fortalecida; É agradável a todos os participantes, sem exclusão.

   Já os jogos competitivos trazem benefícios para auto-superação; Desenvolvem aprendizagem de bens úteis a formação total; Aprimora habilidades de identificar erros com objetivo de reflexão e fornecendo incentivos; Ser orientado pela meta e não para os demais competidores; Ter o reconhecimento da conquista; Ser um espaço de criações esportivas; Incentivar a inclusão e a democratização (quando bem trabalhado); Associar a competência esportiva ao prazer e ao divertimento.

Perguntas similares