Toda escritura pode ser considerada um tipo de tecnologia, desde os primitivos monólitos à tela do computador, passando pela tabuinha de cera, o papiro, o pergaminho e muitas outras ferramentas de escritura entre as que se inclui o texto impresso. O suporte material determina o modo como escrevemos e, também, nossa atitude como leitores dessa construção textual. Dizer que a leitura de um livro ou de um jornal impresso parece mais natural do que a leitura via computador talvez seja somente questão de tempo e hábito.
A escritura eletrônica não deve ser encarada como um meio antinatural, mas apenas mais uma etapa de um processo evolutivo de tecnologias da escritura. [...]
ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. Textos construídos na internet: oralidade ou escrita? In: SILVA, Luiz A. (Org.). A língua que falamos: Português, história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005. p. 17. (adaptado)
Ao discorrer sobre diferentes tecnologias de escrita, a autora demonstra discordar de um pensamento corrente sobre a
A evolução da escrita apontando para a abolição do uso do papel.
B naturalidade da escrita em oposição à artificialidade da fala na internet.
C diminuição da atividade de leitura nos meios de comunicação tradicionais.
D necessidade de se promover a alfabetização das crianças em meios digitais.
E escrita em meios digitais como um processo que se afasta da escrita tradicional.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa E) é a correta.
A autora claramente tem em mente que a escrita digital, através dos computadores, celulares, tabletes e outros meios tecnológicos fazem parte do processo evolutivo da escrita.
A evolução da escrita é um processo humano que teve inicio a milhares de anos através, a escrita a leitura são as formas mais básicas de transmissão de conhecimento.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás