A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora
O texto e a ilustração apresentados referem‐se
(A) à camada de ozônio.
(B) à inversão térmica.
(C) ao efeito estufa natural. (D) à chuva ácida.
(E) ao smog fotoquímico
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Olá :)
Pois a inversão térmica está exatamente relacionada com à alta saturação de poluentes na atmosfera, ocasionando altas elevações na temperatura, recorrentes da industralizacão exacerbada na grandes cidades.
Por que não pode ser as Alternativas A, C, D e E?
•Porque a Letra A está diretamente enfatizando à camada de ozônio, mas não se relacionando ao conceito do texto
•O processo de Poluição Industrial, obviamente, não considerado efeito estufa natural, por isso, não pode ser Letra C
• Letra D poderia confundir por ser relativamente relacionada à poluição, mas chuva ácida não está relacionada à grandes elevações de temperatura devido a sua corrosão temporária.
• Também pode confundir, mas a letra E é causada por componentes tóxicos em colisão com o efeito da luz solar, criando uma névoa roxa acinzentada. E não libera temperaturas notáveis ao ambiente.
Resposta: Letra B.
Explicação: Pois a inversão térmica está exatamente relacionada com à alta saturação de poluentes na atmosfera, ocasionando altas elevações na temperatura, recorrentes da industralizacão exacerbada na grandes cidades.