Embora seja impossível encontrar em cada homem uma essência universal que seria a natureza humana, existe, no entanto, uma universalidade humana de condição. Não é por acaso que os pensadores contemporâneos preferem falar da condição do homem a falar de sua natureza. Por condição eles entendem, com maior ou menor clareza, o conjunto de limites a priori que traçam sua situação fundamental no universo. As situações históricas variam: o homem pode nascer escravo em uma sociedade pagã ou senhor feudal ou proletário. O que não varia é a necessidade, para ele, de estar no mundo, trabalhar, conviver com outras pessoas e ser, no mundo, um mortal.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
A reflexão de Sartre evidencia uma das questões fundamentais para a filosofia existencialista, que envolve o(a)
A afirmação da essência dos valores morais religiosos. B inevitabilidade das ações bélicas entre as civilizações. Ccondição humana definida pelas circunstâncias
sociais.
Dsatisfação existencial causada pelo avanço do
paganismo.
E discordância com o pensamento existencialista dos
filósofos.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa C) é a correta.
A reflexão de Sartre evidencia uma das questões fundamentais para a filosofia existencialista, que envolve a condição humana definida pelas circunstâncias sociais.
A condição humana é comum a todos, não por ser igual, ela é inconstante, pois depende das circunstâncias sociais do ser humano, mas ela existe, já a natureza, é algo mais complexo e que pode variar.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás