Os governadores ("interventores") nomeados deveriam exercer, por sua vez, "enquanto não se reunissem as Assembleias Legislativas", na fórmula eufemística da Carta de 1937, "as funções destas nas matérias da competência dos estados" (Art. 181). Na prática, as medidas de natureza legislativa foram todas transferidas para o Executivo federal. Esse ato, juntamente com as demais medidas de exceção contidas nas "Disposições transitórias e finais" do documento constitucional redigido por Francisco Campos, inflacionou ainda mais a influência do presidente, concretizando e aprofundando o processo de centralização política e de desapropriação do poder das oligarquias iniciado em 1930.
Disponível em: scielo. Acesso em: 15 mar. 2018. (adaptado)
A ação de Getúlio Vargas durante os anos iniciais do seu governo, destacada no texto, buscava
A ampliar o poder do Exército em escala nacional.
B suprimir a ação dos coronéis nas políticas regionais. C apaziguar as antigas disputas entre oligarcas e
militares.
D reconhecer o mérito dos militares com a Revolução
de 1930.
E garantir o lugar da oposição para uma discussão
democrática.
Respostas
respondido por:
1
Letra b.
O presidente Vargas, quando em exercício do seu poder, foi determinante para o processo de diminuição do poder das antigas oligarquias, que estavam em pleno comando nacional desde o início da década de 1930.
Acerca do seu verdadeiro foco durante o primeiro governo, pode-se afirmar que era estabelecer um comando dotado de grande autoritarismo, restringindo e monitorando as plataformas midiáticas, além de censurar meios de expressão artística, por exemplo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás