O texto de Ana Vanali, Negros Pamphilo: personalidades negras da sociedade curitibana do século XX, tem como objetivo divulgar a trajetória de duas personalidades negras que desempenharam papéis importantes na sociedade curitibana na primeira metade do século XX até o final da década de 1960. Duas personalidades que partilhavam, além da mesma cor, de um nome em comum - Pamphilo (em grego "leão em tudo") -, era um médico e um advogado que atuaram em uma Curitiba cujo discurso oficial era de uma cidade onde “quase não há negros”. Através da análise da trajetória de vida dessas personalidades negras, torna-se possível a conscientização do lugar do negro na sociedade decorrente do questionamento da invisibilidade, do divisor existente entre o mundo do branco e o mundo do negro. Ao recuperar a trajetória dos "Negros Pamphilos" a intenção da autora foi?
Respostas
respondido por:
1
Ana Vanali promove uma retomada à obra que aborda as personalidades negras curitibanas a fim de que uma visão ampla e crítica acerca da realidade preconceituosa e racista brasileira seja evidente.
Nota-se que o questionamento da invisibilidade do povo negro com relação aos privilégios brancos é de essencial importância para o processo de conscientização, a fim de que os leitores possam ver, sob outro ponto de vista, o racismo estrutural brasileiro.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás