me ajudem e para um trabalho
Respostas
1- Hilemorfismo é a teoria formulada por Aristóteles referente a natureza das coisas de modo que cada coisa tem uma forma (morphé) e é feita de alguma coisa (hylé). Assim, tudo no universo tem uma forma e é feito de alguma coisa cumprindo uma certa finalidade (por isso teleológico). Ex: Uma caneta de plástico (feita de plástico) que foi feita para escrever (sua finalidade)
2- O mundo inteligível para Platão é o mundo das formas (eidos), o mundo das Ideias e o mundo das verdades eternas em que apenas o intelecto e a alma podem ter acesso; Já o mundo sensível é o nosso mundo material, o mundo que é conhecido pelos nossos 5 sentidos e que é composto por cópias das Ideias existentes no Mundo Inteligível.
3- Aristóteles foi um filósofo grego, discípulo de Platão, nascido na cidade de Estagira e que contribuiu não apenas para a Filosofia com disciplinas como Ética, Política e Epistemologia como para outros campos do conhecimento como Física, Botânica, Metereologia e etc.
4- O acidente é um predicado da coisa de modo que sem o acidente, a coisa continuará a ser ela mesma . O acidente consiste então naquilo que não pertence à essência ou a natureza da coisa de modo que ele não existe em si próprio mas apenas em outra coisa. Ex: O azul da caneta é um acidente que poderia ser vermelha, verde ou preta.
5- Embora Filosofia não seja algo definível como uma ciência, entende-se ser a reflexão que procura entender a relação entre o ser humano com o universo, com a natureza, com as pessoas e com ele mesmo. Assim sendo, a Filosofia pode ser considerada a "ciência dos por quês" por se tratar da indagação sua principal atividade racional.
6- Mitos são tentativas de interpretação da realidade a partir das narrativas relacionadas aos deuses e sua geração (genealogia)! A relação do mito com a Filosofia se dá por ser a Filosofia ora a superação de uma mentalidade religiosa e "ingênua" para uma mentalidade crítica e racional, como um estilo literário para a exposição das teorias filosóficas como é o caso de Platão em seus escritos!