• Matéria: Filosofia
  • Autor: jhulysoutobarros
  • Perguntado 7 anos atrás

me ajudem e para um trabalho

Anexos:

davegrohl2006: 7- Os pré-socráticos foram os primeiros filósofos anteriores a Sócrates que formularam teorias que procuravam entender como o Cosmos se organizou por meio de um princípio racional ordenador de todas as coisas (a arkhé) em que sua importância para a Filosofia foi de buscarem soluções para os problemas de origem do mundo pelas vias racionais e lógicas identificando na Natureza, seus possiveis elementos originários!
davegrohl2006: vish, o professor comeu um número ai! a Resposta da 7 é na verdade é o número 6 da folha! Pudera, definir o que é filosofia? aff Totalmente insano!
davegrohl2006: Não! Me enganei! É o numero 8 e não o 7!
davegrohl2006: 9- As pólis eram as cidades ou os locais em que as pessoas viviam e participavam da vida social de modo que cada pólis era governada de acordo com sua organização sócio-política.
davegrohl2006: 10- Os sofistas eram pensadores que viviam em itinerância pelas cidades-estados (pólis) e cobravam pelos seus trabalhos de instruir e ensinar os jovens a discursarem nas praças públicas (ágoras) e pelo fato dos sofistas serem considerados por Sócrates e Platão como enganadores e charlatães por não ensinarem a Verdade.
davegrohl2006: 11- Porque Sócrates acreditava que não sabendo e assumindo ignorância, ele poderia estar mais aberto ao conhecimento e estaria sempre em busca de uma Verdade mais próxima da Sabedoria
davegrohl2006: 13- O mito da caverna representa a superação das nossas convicções e verdades aparentes (doxa, opiniões ou verdades contingentes) em favor de uma Verdade que liberta das correntes (senso comum, convicções e certezas que nos fazem "seguros" e amendrontados diante do saber) aos quais nos prendemos ao longo da vida e que nos impede de buscar o novo ou algo diferente de que estamos acostumados a saber.
davegrohl2006: 12- Para Platão, a alma é quem identifica as Ideias aos quais ela conheceu no Mundo das Ideias ao passo de que no mundo sensível, ele conhece as ideias "falsas" e aparentes que foram copiadas e degradadas das Ideias que conhecera no mundo inteligível. Assim, quando o ser humano nasce, ele por Anamnesis (rememoração) relembra parte do que aprendeu no mundo das Ideias no mundo sensível e apos a morte, a alma volta para o Mundo das Ideias para contemplar o Bem (espécie de Deus para Platão)
davegrohl2006: Ufa! Fiz o que pude aqui, filha! Boa sorte e espero ter te ajudado! :)
jhulysoutobarros: obrigado ajudou muito

Respostas

respondido por: davegrohl2006
1

1- Hilemorfismo é a teoria formulada por Aristóteles referente a natureza das coisas de modo que cada coisa tem uma forma (morphé) e é feita de alguma coisa (hylé). Assim, tudo no universo tem uma forma e é feito de alguma coisa cumprindo uma certa finalidade (por isso teleológico). Ex: Uma caneta de plástico (feita de plástico) que foi feita para escrever (sua finalidade)

2- O mundo inteligível para Platão é o mundo das formas (eidos), o mundo das Ideias e o mundo das verdades eternas em que apenas o intelecto e a alma podem ter acesso; Já o mundo sensível é o nosso mundo material, o mundo que é conhecido pelos nossos 5 sentidos e que é composto por cópias das Ideias existentes no Mundo Inteligível.  

3- Aristóteles foi um filósofo grego, discípulo de Platão, nascido na cidade de Estagira e que contribuiu não apenas para a Filosofia com disciplinas como Ética, Política e Epistemologia como para outros campos do conhecimento como Física, Botânica, Metereologia e etc.

4- O acidente é um predicado da coisa de modo que sem o acidente, a coisa continuará a ser ela mesma . O acidente consiste então naquilo que não pertence à essência ou a natureza da coisa de modo que ele não existe em si próprio mas apenas em outra coisa. Ex: O azul da caneta é um acidente que poderia ser vermelha, verde ou preta.  

5- Embora Filosofia não seja algo definível como uma ciência, entende-se ser a reflexão que procura entender a relação entre o ser humano com o universo, com a natureza, com as pessoas e com ele mesmo. Assim sendo, a Filosofia pode ser considerada a "ciência dos por quês" por se tratar da indagação sua principal atividade racional.

6- Mitos são tentativas de interpretação da realidade a partir das narrativas relacionadas aos deuses e sua geração (genealogia)! A relação do mito com a Filosofia se dá por ser a Filosofia ora a superação de uma mentalidade religiosa e "ingênua" para uma mentalidade crítica e racional, como um estilo literário para a exposição das teorias filosóficas como é o caso de Platão em seus escritos!


telmafernandeskiss12: Me ajuda por favor ,com filosofia ????
Perguntas similares