1.Os produtos culturais são desenvolvidos com a finalidade de produzir lucro inclusive, o termo industria, baseado na expressão dos filósofos, faz alusão ao capitalismo. Explique como isso pode ser possível na pratica.
R:
2.A arte agora é fabricada como uma peça de roupa, a fabricação se da em grande escala e é distribuída como um objeto qualquer. Dê exemplos que façam alusão á afirmação.
R:
3. pessoas compraram a arte desprovida de senso critico, de reflexão e de qualquer conhecimento sobre ela. O único critério é o gosto, Por que o senso critico seria um critério que não deveria ser menosprezado no quesito arte?
R:
4.Segundo Adorno, existe uma industria cultural que manipula as mentes das pessoas. Essa afirmação é legitima ou é apenas mais uma maneira vazia de analisar o mundo onde se vive? Justifique.
R:
Respostas
1. Os produtos culturais fazem alusão ao capitalismo, pois são resultados da massificação do consumo. Assim o termo indústria cultural passa a designar, um modo de fazer cultura com a finalidade de obter lucro.
Para tanto, o cinema, por exemplo, cria alguns padrões, como o herói e o vilão, que atendem ao imaginário do maior número de pessoas, tornando a aceitação e o consumo, muito maior. Assim também, a moda define estações e estilos, padronizando o modo como nos vestimos.
2. A arte é fabricada como uma peça de roupa, pois através dos avanços tecnológicos de reprodução em massa em uma sociedade em que tudo se transformou em mercadoria, a arte e o artista, perderam sua autonomia e resistência, entre os bens de consumo, transformando-se em objeto qualquer.
Como exemplo podemos dizer que a televisão, como síntese do rádio e do cinema, padronizou a palavra, a imagem e a música, produzidos por um mesmo processo técnico, criou assim, o empobrecimento dos materiais estéticos.
3. O olhar crítico ou o senso crítico, é uma seleção e um pensar sobre as coisas, sobre os acontecimentos, é o constante exercício, consciente ou não, de olhar, observar, investigar, saber, pesquisar, ler, produzir, dialogar, refletir e entender, buscando sempre o questionamento.
A arte deve envolver uma interpretação diferenciada e um pensamento crítico acerca dos elementos visuais e sociais do mundo em que vivemos. Necessita da análise dos elementos visuais, das formas de linguagem, dos diferentes tipos de expressões culturais e artísticas, para que tudo isso possa transformar a forma como o sujeito percebe sua realidade e a modifica, e dialoga com ela.
4. A teoria da indústria cultural de Adorno analisou a produção em massa das sociedades industrializadas, em seus aspectos econômicos, ideológicos e estéticos.
Para os autores, a indústria cultural tem a tendência de transformar os objetos de consumo, num conjunto padronizado de costumes e valores. É uma afirmação legítima quando percebemos a veracidade da afirmação: “O inimigo que se combate é o inimigo que já está derrotado, o sujeito pensante.”
Bons estudos!