por favor alguém me ajuda com esse texto
Definimos o período da pré-história das origens humanas até 4.000 A.C. Na evolução humana, o modo viver mudou de maneira brusca, quando o homem passou a ser bípede e suas mãos ficaram livres, o sentido do tato e do olfato se desenvolveram. Ter a possibilidade do acesso de tudo que a natureza oferece, mudou a percepção sobre o modo de sentir, ver, comunicar-se e alimentar-se. Há 500 mil anos atrás, na era paleolítica, o homem dominava o fogo. Assim, as refeições, que antes eram ingeridas apenas por carnes cruas, passaram a ser cozidas, aumentando a possibilidade de alimentos disponíveis. Lembrando que a alimentação pré-histórica era baseada em caça de animais de grande porte, que eram divididos para todo grupo. Além de mudar os hábitos da alimentação, o fogo proporcionava proteção contra o frio, afastando os predadores, dando ao homem maior mobilidade, além de reunir o grupo em volta das fogueiras, agregando as pessoas. O fogo, junto com os raios e trovões eram considerados fenômenos espirituais, advindos de deuses, assim, observamos que o homem já procurava sentido e respostas para os mistérios da vida. Com base no texto acima, identifique as mudanças fisiológicas que ocorreram no período paleolítico, de acordo com as alterações trazidas pelo domínio do fogo pelo homem.
Respostas
O texto basicamente explica que a pré-história é o período entre 4.000 a.C. - 500 a.C, onde não havia o uso da escrita para registrar categoricamente os fatos históricos.
Nesse período o homem já existia como espécie homo sapiens sapiens, isto já, já havia evoluído a ponto de conseguir caçar, se organizar em grupo e lutar. Também já controlava o fogo.
O texto basicamente vai voltando no tempo e explicando as origens da humanidade conforme os avanços que nossa espécie adquiriu.
Abraços!
Resposta:
Darwin escreveu que "a descoberta do fogo, provavelmente a maior já feita pelo homem depois da linguagem, aconteceu antes do início da história", através dessa descoberta tudo tornou-se diferente. O fogo além de ser utilizado para a cocção dos alimentos, trouxe mudanças nos hábitos dos primeiros seres humanos. Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios - e o ato de reunir pessoas em volta de uma fogueira propiciou momentos de conversa e discussão. O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
O Homem que antes andava com as com os quatro membros no chão, possuía uma visão muito reduzida, que se limitava ao solo, por isso viviam como coletores, se alimentando do que encontrava no chão. Quando se tornou bípede, com as mãos livres passou a manusear o que encontrava na natureza.
Também percebeu a importância de cozinhar. "[Com o fogo] raízes duras e fibrosas podem se tornar digeríveis, e alimentos venenosos, inócuos Muitos desses cientistas afirmam que a adoção de uma dieta também baseada em proteína animal teria contribuído para a evolução dos seres humanos e que essa adoção teria se dado ao longo de muito tempo, resultando na criação de diversas habilidades para conseguir esse tipo de alimento. (LEAL, 1998; HARARI, 2016; FLANDRIN; MONTANARI, 1998).