Respostas
Resposta:
O Helenismo Era a concretização de um objetivo de Alexandre “o grande” que visava difundir a cultura grega em territórios conquistados expandindo-a. Seus reinos foram incorporados ao que futuramente seria o Império Romano. (Período iniciado em 323 a.c e se desenvolveu até 30 a.c.)
Explicação:
O conceito de helenismo remete ao termo “Hélade”, que era usado na Antiguidade Clássica em referência ao conjunto das cidades-estado gregas. Daí provém também o termo “heleno”, que é como os gregos daquele período reconheciam-se. O helenismo, segundo nos informa Droysen e outros historiadores que o sucederam, compreende o período da História Antiga que ficou marcado pela expansão do império de Alexandre.
A cultura helenística ficou caracterizada pela acumulação de conhecimentos das mais variadas civilizações que Alexandre conquistou. Todas essas civilizações, como a egípcia, a indiana e a persa, foram absorvidas pelos gregos durante o período alexandrino, resultando em uma profícua rede de intercâmbio cultural. Além da propagação do espírito livre e das noções de racionalismo helênico, desenvolvido pela filosofia, os gregos também souberam preservar os elementos das demais culturas.