1)"[...] o “historiador científico”, passa a se dedicar cada vez mais ao exame do “concreto vivido” trazido pelas suas fontes, e a se distanciar cada vez mais das perspectivas teleológicas daquelas “filosofias da história” que buscavam antecipar um futuro e refletir essencialmente sobre o sentido e o ponto de chegada da história, mais do que sobre a história em si mesma. O historiador profissional que surge no século XIX, e que seguirá pelos séculos posteriores, estará muito claramente ocupado em sedimentar as suas reflexões em evidências, e em se afastar de especulações não comprováveis ou sem alguma base empírica". (BARROS, 2014, p. 55-56)
Por muito tempo, os historiadores acreditaram que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido". Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:
Alternativas:
a)ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento diferente daquele considerado científico, mas que tivesse um valor ainda maior que os da ciência.
b)como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que "realmente aconteceu", todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total.
c)era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.
d)os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.
e)Uma visão de história que privilegiava a diversidade de fontes históricas e de visões de mundo.
2)Muitas vezes os historiadores são criticados nas suas conclusões, pois acabam ultrapassando a interpretação possível para uma fonte histórica. O historiador não pode apenas construir uma literatura sobre o seu objeto de estudo. Seu texto, sua análise e conclusões são baseados em fontes históricas e são essas fontes que lhe darão uma interpretação possível sobre um determinado fato histórico.
Considerando as informações acima citadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A história sempre busca a verdade. Quanto mais fontes forem reunidas e quanto maior for a credibilidade destas fontes, mais próximo da verdade o historiador chegará.
b)Pelo bem da ética histórica, um historiador não deve ser criticado por um colega. Se ambos estudam o mesmo tema, devem obrigatoriamente utilizar fontes históricas diferentes.
c)Não existe uma verdade única e absoluta na história. Através das fontes, os historiadores traçam versões sobre um determinado acontecimento e essa versão pode ser complementada ou criticada por outros historiadores.
d)As fontes históricas são as provas definitivas do que aconteceu no passado, portanto, as fontes contam a verdade sobre a história.
e)O papel, a função do historiador é a de sempre buscar a verdade na história, mesmo que, na maioria das vezes, ele não a alcançará.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1 - C
2 - C
3 - B
4 - D
Explicação:
Corretas. Corrigido no AVA.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás