Respostas
Resposta:
A primeira tentativa de invasão dos holandeses aconteceu em 1624, no litoral da Bahia. Utilizando de recursos oferecidos pela Companhia das Índias Ocidentais, os holandeses chegaram a Salvador, capital da colônia, escoltados por 26 navios que carregavam cerca de 3 mil homens. No ano seguinte, apesar de uma chegada bem sucedida, os holandeses logo sucumbiram mediante a ofensiva de uma poderosa esquadra luso-espanhola.
O fracasso da primeira tentativa não foi suficiente para aplacar os interesses comerciais envolvidos naquela disputa. Utilizando de riquezas acumuladas com a prática de pilhagem na região caribenha, os holandeses organizaram uma nova tentativa de invasão ao Brasil. Dessa vez, a região de Pernambuco foi escolhida para viabilizar o projeto de ocupação dos comerciantes flamencos. Em fevereiro de 1630, setenta e sete embarcações com a bandeira da Holanda deram início a essa invasão.
Inicialmente, a população da região atingida ofereceu resistência por meio da organização de um núcleo armado no Arraial do Bom Jesus. Contudo, a partir de 1632, a obtenção de reforços oriundos do Velho Mundo e a ajuda de moradores locais – como Domingos Fernandes Calabar – ajudou a Holanda no processo de dominação do território. Até 1635, os invasores já haviam garantido o controle sob o Arraial do Bom Jesus, as capitanias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e a Ilha de Itamaracá.
A essa altura, as tropas lusitanas e espanholas pouco poderiam fazer para reverter o processo de ocupação do território. Nos anos seguintes, os holandeses ampliaram a quantidade de terras dominadas e conseguiram estender seu projeto colonial. Ao todo, os conquistadores empreenderiam seu projeto de dominação desde a cidade de São Luís do Maranhão até as imediações do Sergipe. Dessa forma, se iniciava o período em que a Holanda controlou uma parcela do Brasil.