• Matéria: Psicologia
  • Autor: kittiservicosocial
  • Perguntado 7 anos atrás

)
"Muitos autores defendem ser uma perspectiva equivocada considerar o período [medieval] como ‘Idade das Trevas’. Contudo, a predominância dos valores religiosos e a interferência da Igreja Católica em diversos aspectos da organização social tornam este momento histórico singular em relação aos demais, com traço fortemente teocêntrico (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; CARTONI, Daniela Maria. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. p. 39).

Por esta influência, os principais filósofos desta época apresentaram como preocupação principal:

Selecione uma alternativa:
a)
debater sobre o desenvolvimento e a compreensão das doutrinas cristãs, com destaque para a relação entre razão e fé, a existência e natureza de Deus e as fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana.

b)
estabelecer as bases seguras para o conhecimento verdadeiro partindo da premissa de que somente aquilo que pode ser verificado, comprovado, medido e pesado deve ser considerado indubitável.

c)
refletir acerca da verdadeira natureza humana certificando-se da bondade, ou maldade, original na perspectiva de uma realidade inerente, constitutiva e intrínseca ao ser humano orientando o seu agir ético e político.

d)
demonstrar cientificamente que a aquisição do verdadeiro conhecimento sobre o mundo é inacessível ao homem, pois exige imparcialidade, neutralidade e esvaziamento de ideias pré-concebidas culturalmente.

e)
determinar o verdadeiro valor das obras de arte, o seu alcance e influência na visão de mundo do homem medieval, ao impulsionar experiências acéticas edificantes impactando diretamente o elemento espiritual da alma.

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

A alternativa A está correta.

A filosofia medieval teve sua ascensão na idade média, e, seus objetivos eram todos voltados para a influência que a ciência nesse período tinha da igreja católica.

A  igreja católica comandava a cultura, a economia e o espaço social dos indivíduos, o que refletia diretamente na ciência e no campo de pesquisa, inclusive no pensamento filosófico.

Uma de suas características era a disseminação da fé cristã com base nos estudos aristotélicos, relacionando o pensamento do filósofo clássico a escolástica.


gabymila1: obg
Perguntas similares