“Vê o Cavour, foi a ideia fixa da unidade italiana que o matou. Verdade é que Bismarck não morreu; mas cumpre advertir que a natureza é uma grande caprichosa e a história uma eterna loureira.”
O texto-base, extraído da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, faz referência a importantes figuras da Unificação Italiana e Alemã. Sobre elas, analise as assertivas a seguir e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O Cavour referido no texto-base é o Conde Camillo Cavour, do Piemonte, que defendia a unificação italiana por meio da via revolucionária.
( ) Bismarck, o chamado ‘Marechal de Ferro’, liderou a Prússia em guerras contra a Áustria, a Suécia e a França no processo de Unificação da Alemana.
( ) No bojo da Unificação Italiana, a região do Piemonte assumiu a liderança, ao passo que, na Unificação Alemã, a Prússia assumiu o mesmo papel.
Após a leitura das três proposições, é possível dizer que a sequência correta de Verdadeiro (V) e Falso (F) é:
Alternativas:
a)
F, V, F.
b)
F, F, V.
c)
V, V, F.
d)
V, F, V.
e)
V, F, F.
Respostas
respondido por:
5
I é falsa. Cavour (que, de fato, era Conde e se chamava Camillo) era membro da nobreza italiana e defendia a unificação pela via monarquista (que muito pouco tinha de revolucionária), e rejeitava o projeto republicano.
II é falsa. Bismarck era conhecido como o Chanceler de Ferro, e não como o "Marechal de Ferro" (título que foi dado a Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil).
III é verdadeira, tendo estas duas regiões, mais industrializadas, assumido o protagonismo neste processo histórico.
É correta a alternativa B.
samuelmedeirosdossan:
Obrigado, EduardoPLopes! Eu teria errado essa sem sua ajuda.
respondido por:
1
Resposta:
Perfeito
Explicação:
e a letra B VVF
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás