A Potência que de agora em diante tomar posse de um território nas costas do continente africano situado fora de suas possessões atuais, ou que, não os tendo tido até então, vier a adquirir algum, e no mesmo caso a potência que aí assumir um protetorado, fará acompanhar a Ata respectiva de uma notificação dirigida às outras potências signatárias da presente ata, a fim de lhes dar os meios de fazer valer, se for oportuno, suas reclamações”.
O texto-base traz um excerto da Ata da Conferência de Berlim, encerrada em 1885. Após sua leitura, assinale a alternativa que corresponde às ideias expressas nessa ata.
Alternativas:
a)
O texto da ata apresenta as potências participantes da conferência preocupadas com as populações nativas do continente africano a ponto de sugerirem mudanças em suas fronteiras de modo a melhor abrigar as diferentes etnias da região.
b)
A ata apresenta os caminhos legais para que as potências da Europa tomassem posse dos territórios da África. Bastava que uma dessas potências estabelecessem uma guarnição militar em dado território para que as demais não pudessem mais reclamá-lo.
c)
A ata externa a preocupação das potências em assumir o controle do continente africano de maneira equilibrada, sem que uma se sobrepusesse à outra. Tal preocupação veio à tona quando a Bélgica tomou para si enorme porção da África Central.
d)
A ata mostra as potências participantes imbuídas do desejo de partilhar os territórios da África entre si, um das consequências mais notáveis dos conflitos ocorridos após a Primeira Guerra Mundial.
e)
A ‘Partilha da África’ ensejada pelo Congresso de Berlim teve como uma de suas consequências a expulsão dos portugueses e espanhóis das colônias que mantinham na África desde o início da Idade Moderna.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
letra E
Explicação:
samuelmedeirosdossan:
errada também, letra C.
respondido por:
1
Resposta:
Letra E
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás