No México, uma maquiladora ou maquila é uma instalação fabril em uma zona de comércio livre (ZCL), na qual fábricas importam equipamentos, produzem bens livres de impostos e, em seguida, exportam os produtos montados, transformados e/ou fabricados para o país onde está a sua sede. Às vezes, os produtos retornam para o país da maquiladora com taxas de importação. O México é um país latino-americano que abriga, na sua área de fronteira com os Estados Unidos, grande número de indústrias “maquiladoras”. Sobre elas, é correto afirmar que:
A)os produtos por elas gerados são destinados, na sua maioria, ao mercado interno, fortalecendo a economia do próprio país.
B)as empresas do setor de cosméticos respondem por mais de 40% das indústrias “maquiladoras”, justificando-lhes tal denominação.
C)a industrialização é um resultado direto da expansão das “maquiadoras”, nas várias regiões daqueles países.
D)são responsáveis por elevado desenvolvimento regional das áreas em que se instalam, já que pagam altos impostos aos governos.
E)são empresas de montagem, que transformam, reparam e embalam mercadorias estrangeiras, voltadas para a reexportação.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
letra e
Explicação:
Maquiladoras são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás