01-) A Revolução Científica tem como marco a criação do modelo astronômico de Nicolau Copérnico, cujo feito foi: *
25 pontos
b) propor o sistema de esferas celestes, nas quais os astros estariam incrustados.
c) propor que os planetas, inclusive a Terra, giram em torno do Sol, contrariando Aristóteles e Ptolomeu.
a) propor que os planetas, inclusive a Terra, giram em torno do Sol, concordando com Aristóteles e Ptolomeu.
d) propor a existência de epiciclos percorridos pelos planetas, o que explica o seu movimento irregular.
Respostas
A Revolução Científica tem como marco a criação do modelo astronômico de Nicolau Copérnico:
c) propor que os planetas, inclusive a Terra, giram em torno do Sol, contrariando Aristóteles e Ptolomeu.
Até o século XVI, o modelo para o universo era o modelo proposto por Aristóteles a quase dois mil anos anteriores. Este modelo constituía a Terra como sendo o centro do universo com o Sol e os planetas a orbitando, as estrelas eram distribuídas em esferas concêntricas, esta era a visão de um universo finito e limitado. Era o modelo geocêntrico para o universo.
Assim, também no sistema de Ptolomeu, a Terra ocupava a posição de repouso no centro ou próxima ao centro do universo. A Lua era o astro mais próximo da Terra, depois vinha Mercúrio, a seguir Vênus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
O problema deste modelo era o caminho realizado pelos planetas que evoluíam em círculos muito complicados o que não permitia a previsão de seus movimentos futuros.
Na tentativa de resolver este problema o astrônomo polonês Nicolau Copérnico introduziu um novo modelo: o modelo Heliocêntrico do Universo.
No sistema de Copérnico, o Sol permuta seu antigo lugar com a Terra e a Lua se transforma num "satélite" da Terra. Assim, o Sol se encontra em repouso no centro ou próximo ao centro do universo, depois vem Mercúrio, a seguir Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno.
Este modelo colocava o sol no centro do Universo finito e limitado e embora este principio científico seria debatido nos próximos quinhentos anos, se tornou a espinha dorsal de toda a cosmologia moderna.
Bons estudos!