Respostas
Explicação:
O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dão origem a ciclos adicionais.
Resposta: O calendário maia é também conhecido como calendário de conta longa e é um dos sistemas temporais utilizados pelos maias. Com início em 11 de agosto de 3114 a. C. é elaborado em unidades crescentes.
O dia 21 de dezembro de 2012 foi considerado por muito tempo apocalíptico devido a uma previsão errônea sobre as escrituras do calendário maia. Na verdade era o fim do Longo Ciclo Maia, um calendário que fazia a contagem corrida dos dias.
Além do Longo Ciclo, o calendário maia também era orientado pela contagem da passagem do tempo por mais dois calendários, um calendário solar, o haab, que constava de 365 dias com 18 meses de 20 dias cada, e mais cinco dias adicionais que eram considerados dias de má sorte.
O outro calendário tinha como base o movimento do planeta Vênus e era considerado religioso. Esse chamava-se tzolkin, com 260 dias divididos em 13 períodos de 20 dias cada.
O calendário maia também se baseava em dados lunares e no ciclo de Vênus, com 584 dias, além de outros ciclos que completavam sua compreensão da passagem do tempo.
O calendário de 260 dias prevalecia nas sociedades mesoamericanas e é provavelmente o mais velho desses calendários. O tzolkin combinado com o haab formam um ciclo que dura 52 haabs, o qual se chama roda calendárica.
Explicação: