A concordância verbal estabelece a correta adequação entre o sujeito (considerando o número e pessoa) e o verbo empregado. Em caso de pronome de tratamento deverá haver a correta concordância verbal concordando com o pronome. Sobre a concordância verbal com o pronome de tratamento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Vossa Excelência não assinaste corretamente a sentença condenatória.
b) Vossa Excelência não assinastes corretamente a sentença condenatória.
c) Vossa Excelência não assinaram corretamente a sentença condenatória.
d) Vossa Excelência não assinou corretamente a sentença condenatória.
Respostas
Resposta:
d) Vossa Excelência não assinou corretamente a sentença condenatória.
Explicação:
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal.
Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.
É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “Vossa Excelência conhece o assunto”.
trecho extraído do Manual de Redação da Presidência da República
d) Vossa Excelência não assinou corretamente a sentença condenatória.
Os pronomes de tratamento, também denominados de segunda pessoa indireta possuem algumas peculiaridades em relação à concordância verbal, nominal e pronominal.
Mas quando se referem à segunda pessoa gramatical, para a pessoa com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação, levando em concordância a terceira pessoa.
Em que o verbo concorda com o substantivo integrante da locução como seu núcleo sintático.
Bons estudos!