É INCORRETO afirmar sobre o fundo de investimento que:
1 - O fundo de investimento é segregado do banco ou instituição que o administra ou distribui.
2 - A cota é o valor mínimo que se pode adquirir de um fundo.
3 - O fundo de investimento é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
4 - Ao aplicar num fundo, o investidor compra cotas desse fundo.
5 - Pode ser considerado como uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio destinado à aplicação em ativos financeiros.
Respostas
A resposta incorreta é a alternativa III) O fundo de investimento é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). ,
Os fundos de investimento não possuem proteção do FGC, por isso sempre fica o seguinte questionamento, se o administrador do fundo quebrar?
Então, saiba que mesmo não tendo garantia do FGC, isso não é um mau sinal.
O maior risco que os fundos de investimentos podem sofrer é o retorno dos ativos adquiridos e não do crédito da instituição que faz a administração dos fundos.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
Os fundos de investimentos não contam a com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Contudo, eles não são afetados pela quebra de uma instituição financeira, já que o patrimônio deles não se mistura.
Nesse cenário, caso administradora do fundo quebre, não há perdas financeiras diretas para o fundo, uma vez que o dinheiro do fundo não fica com ela. Os ativos que pertencem ao fundo ficam sob custódia de bancos, em contas separadas.
Nesses casos, basta que os cotistas se reúnam em assembleia geral para transferir a administração do fundo para outra administradora.
No entanto, a questão da proteção do FGC aos fundos nem sempre foi assim. Até fevereiro de 2016 os fundos de investimentos eram protegidos pelo FGC, mas isso mudou depois de uma reunião entre a CVM e o Banco Central.
A justificava para a nova regra foi de que o FGC deve proteger apenas os pequenos investidores, que não é o caso dos fundos de investimento.
O governo entende que no caso de aplicações maiores do R$ 250 mil há gestão de profissionais, capazes de avaliar os riscos de cada investimento.
Além disso, os ativos de renda fixa como os CDBs, LCIs e LCAs, são ativos de crédito. Isso quer dizer que quando você faz uma aplicação nesse tipo de produto, está emprestando seu dinheiro para uma empresa, como um banco, por exemplo, e se ele quebrar você tem garantia do FGC.
Por outro lado, os fundos são meio de investimento e não ativos de crédito. Quando você faz uma aplicação em um fundo não está emprestando dinheiro, para uma instituição como acontece quando você investe em um CDB.
Por isso, os fundos de investimento não contam com garantias do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.