3) São alimentos que não contribuem para cárie, pois não são metabolizados pelos microrganismos e não causam uma redução no pH salivar para 5,5 ou menos em 30 minutos. Como, por exemplo: castanhas, carnes, legumes, etc.
Assinale a alternativa que corresponde aos alimentos acima descritos:
a) Anticariogenicos.
b) Alimentos diet.
c) Cariogênicos.
d) Cariostáticos.
e) Alimentos livres de lipídios.
4) Quando há necessidade de energia que dure mais que apenas alguns segundos, o organismo mobiliza outras reservas energéticas, como o glicogênio, nossa forma de armazenamento de glicose no fígado e nos músculos.
SIMINO, Laís Angélica de Paula. Nutrição, exercício físico e estética.Bioenergética e Metabolismo. IN: SIMINO, Laís Angélica de Paula. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Em relação ao glicogênio, considere as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I – O glicogênio é um polímero de glicose que pode ser sintetizado somente pelo fígado quando a oferta de glicose aumenta.
II – Pode ser mobilizado quando há necessidade da manutenção da glicemia e quando há necessidade de energia para contração muscular.
III – A glicogênese e glicogenólise acontecem sob os mesmos estímulos: no período pós-prandial e em repouso, há a ação da insulina.
IV - No caso dos exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia, não dependendo do aporte de oxigênio, ou seja, não depende do tipo e da intensidade da atividade realizada.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
5) As dietas enterais são classificadas de acordo com sua complexidade de nutriente, com isso elas podem ser classificadas em polimérica, oligomérica, monomérica ou dietas especiais. Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Dieta monomérica pode ser chamada de dieta elementar, seus nutrientes estão na forma totalmente hidrolisada.
b) Dieta especial apresenta nutriente totalmente e/ou parcialmente hidrolisado.
c) Dieta oligomérica é considerada uma dieta padrão.
d) Dieta polimérica tem seus nutrientes na forma totalmente hidrolisada.
e) Dieta monomérica tem seus nutrientes na forma íntegra.
Respostas
Resposta:
3) Cariostáticos.
4) Somente a afirmativa II está correta.
5) Dieta monomérica pode ser chamada de dieta elementar, seus nutrientes estão na forma totalmente hidrolisada.
Explicação:
3) Não contribuem para a cárie. Não são metabolizados pelo organismo na placa para diminuir o pH (<5,5). São exemplos de alimentos Cariostáticos:
- Proteínas: peixe, ovo, frango, carne vermelha;
- Lipídios: forma uma película oleosa como cobertura da superfície dental.
4) I - O glicogênio, então, é um polímero de glicose que pode ser sintetizado pelo fígado e pelos músculos esqueléticos quando a oferta de glicose aumenta.
II - Pode ser mobilizado quando há necessidade da manutenção da glicemia (no caso do glicogênio hepático) e quando há necessidade de energia para contração muscular (no caso do glicogênio muscular).
III - A síntese e a degradação do glicogênio (glicogênese e glicogenólise) acontecem em momentos metabólicos diferentes e, portanto, sob estímulos opostos: no período pós-prandial e em repouso, há a ação da insulina, e podemos utilizar a glicose proveniente dos alimentos para armazenar glicogênio.
IV - No caso dos exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia, dependendo do aporte de oxigênio, ou seja, depende do tipo e da intensidade da atividade realizada.
5) As dietas enterais são classificadas, de acordo com a complexidade dos nutrientes, em:
Dietas Poliméricas (dieta padrão): os nutrientes são apresentados na forma íntegra, podem conter ou não lactose, possui em baixa osmolaridade, têm menor custo, podem ser dietas hiperproteicas, hipercalóricas, com suplementação ou não de fibras.
Dietas Oligoméricas: apresentam os macronutrientes, especialmente as proteínas, parcialmente hidrolisadas, o que torna a digestão facilitada, com maior osmolaridade e alta absorção intestinal.
Dietas Monoméricas: também chamadas de dietas elementares, seus nutrientes estão na forma totalmente hidrolisada, sem presença de resíduos, hiperosmolares e apresentam alto custo.
Dietas Especiais: são formulações específicas para suprir as necessidades nutricionais distintas à doença de base. Exemplo: dieta especializada para nefropata.
Módulos: são dietas em que há predominância de um nutriente específico, por exemplo: módulos de carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos de forma isolada, eletrólitos, minerais, entre outros. Exemplo: módulo de glutamina.