• Matéria: História
  • Autor: luisfilipe21
  • Perguntado 7 anos atrás

A adoção do segundo plano nacional de desenvolvimento gerou, ao final do governo Geisel, um crescimento econômico acima do planejado, porém com as maiores taxas de desemprego durante o regime militar. Por que?

Respostas

respondido por: kacauchan
4

Na verdade a resposta correta é a de letra c)um aumento da participação do Estado na economia e um crescimento considerável da dívida externa brasileira.

Quando Geisel veio com o Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) ele criou toda uma política envolta do tema "Brasil-potência". E para que esse projeto fosse desenvolvido era necessario uma enorme quantia de bens importados, só que nessa época tinha uma crise internacional que estava afetando as exportações do nosso país.

Então temos duas razões para o aumento da dívida externa, a primeira foi que esse projeto "Brasil-potência" nunca teve uma medida realmente importante para diminuir a crise comercial. Já a segunda foi que justamente por causa dessa crise os juros no Brasil estavam se tornado altíssimos e que estavam sendo pagos pelos banqueiros.

Aqui o restante das alternativas:

a)uma estagnação econômica, associada a um processo de deflação das mercadorias importadas.

b)uma mudança acessória no modelo econômico, que passou a privilegiar o mercado interno e a distribuição de renda.

c)um aumento da participação do Estado na economia e um crescimento considerável da dívida externa brasileira.

d)um crescimento econômico acima do planejado, porém com as maiores taxas de desemprego durante o regime militar.

e)a intervenção direta do Fundo Monetário Internacional (FMI), exigindo o pagamento de parcelas atrasadas da dívida externa.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas similares