alguém poderia me ajudar?
— consequências do biodiesel para o meio ambiente. é para uma apresentação de ciências da escola.
Respostas
Resposta:IODIESEL: Histórico, uso e impactos ambientais.
O biodiesel é um combustível para ser utilizado em automóveis obtido a partir de óleos vegetais tais como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas ou óleos animais. Segundo a legislação brasileira o biodiesel é um bicombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna ou para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
É o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. Não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. É simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos, sendo desta forma considerado um combustível ecológico. O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal.
O processo gera dois produtos, ésteres (o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões). Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados. Esta redução se dá devido ao fato de que o dióxido de carbono liberado na queima durante a sua utilização nos automóveis é captado pelas plantas no processo da fotossíntese.
Na área ambiental temos o efeito estufa, que deixa nosso planeta mais quente, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera. A queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os níveis de CO2 na atmosfera. HISTÓRICO "O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje, mas tais óleos podem se tornar ao longo do tempo, tão importante quanto o petróleo e o carvão de hoje" - Rudolf Diesel 1912. Muito antes dos temas Educação Ambiental, Aquecimento Global e Energias Renováveis entrarem em pauta, o biocombustível já produziam grandes efeitos e despertava olhares curiosos sobre a sua atuação e composição.