• Matéria: Filosofia
  • Autor: Gabriel2804
  • Perguntado 7 anos atrás

O que são falácias de ambiguidade (detalhadamente) e um exemplo da mesma na prática/cotidiano.

Respostas

respondido por: colonoestudioso
1

Olá. São mentiras com duplo sentido.

ex.:

No trabalho,todos gostam de um carro.Portanto, há um carro muito especial.


davegrohl2006: Como a sua resposta que gerou uma ambiguidade não?
respondido por: davegrohl2006
9

Resposta:

São falácias que expressam um valor lógico de verdade que indica uma conclusão difusa, ou seja, uma conclusão cuja o sentido da mesma tem várias interpretações ou ainda, uma conclusão inexata de um fato gerando vários sentidos diferentes para um mesmo fato. As falácias de ambiguidade podem ser caracterizadas como um equívoco, uma anfibologia e ênfase.

No caso dos equívocos, uma palavra pode ser usada de modo ambíguo cujo o significado da mesma pode gerar dois valores lógicos diferentes. Ex: Os assassinos de crianças são desumanos. Portanto, os humanos não matam crianças. (quer dizer que só pelo fato do assassino matar crianças, ele deixou de ser humano?)

Na Anfibologia, o sentido da frase gera um significado muito diferente da intenção ao qual ela carrega na estrutura frasal. Nesse caso, a frase gera uma informação mas o que se entende da informação gerada é totalmente distorcida de seu sentido. Ex.: João entrou para dentro de sua casa assustado com a tentativa de assalto ao qual sofreu ("entrou para dentro"? Qual casa que ele entrou "na dele ou na casa de outro que no caso é a sua ?)

Já na ênfase, temos uma conclusão daquilo que está sendo proposto de forma a gerar um sentido diferente daquilo que a proposição está gerando. Ex: Não existe almoço grátis!

Espero ter ajudado!    

Explicação:


Gabriel2804: Muito obrigado!
Perguntas similares