Considere os textos sobre ética na pesquisa.
“Entre 1932 e 1972, um grupo de pacientes com sífilis foi deliberadamente deixado sem tratamento para que os médicos pudessem estudar o desenvolvimento natural da doença. Os pacientes eram pobres e negros. Isso aconteceu em Tukesgee, Alabama, EUA.”
[...]
“Para estudar os efeitos colaterais de anovulatórios orais (remédio para não engravidar), os médicos administraram, a um grupo de 76 mulheres, apenas placebo. Ocorreram 10 casos de gravidez indesejada no grupo que recebeu placebo. As mulheres eram americanas pobres, de ascendência mexicana.”
VIERA, S.; HOSSNE, W. S. Pesquisa médica: ética e metodologia. São Paulo: Pioneira, 1998.
O objetivo de estudo da bioética é a criação de uma ponte entre o conhecimento científico e humanístico, a fim de evitar os impactos negativos sobre a vida.
Princípios da Bioética:
Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem-estar dos indivíduos, afim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses.
Princípio da Autonomia: o profissional deve respeitar as crenças, a vontade e valores morais do sujeito e do paciente.
Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência.
Princípio da Não Maleficência: assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes) de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.
Princípio da Proporcionalidade: defende o equilíbrio entre os benefícios e os riscos, sendo maior benefício às pessoas.
BIOÉTICA. [2018?]. Disponível em: http://codigo-de-etica.info/etica-medica/bioetica.html. Acesso em: 29 abr. 2019.
As expressões “[...] um grupo de pacientes com sífilis foi deliberadamente deixado sem tratamento para que os médicos pudessem estudar o desenvolvimento natural da doença” e “[...] Ocorreram 10 casos de gravidez indesejada no grupo que recebeu placebo [...]”, indica, predominantemente, a desobediência ao princípio da:
Não Maleficência.
Proporcionalidade.
Beneficência.
Autonomia.
Justiça.
Respostas
respondido por:
9
Letra c.
Nota-se, por intermédio da leitura do texto uma evidente falta de ética diante da ação dos médicos, que evitaram e se negaram a promover os devidos auxílios e cuidados para com os pacientes que evidentemente necessitavam de atendimento.
Compreende portanto uma atitude grave, que burlou o princípio da beneficência, evitando portanto, a prestação de atendimento adequado e devido a quem evidentemente necessita.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás