PUCMG - 2006
"BRASIL, AME-O OU DEIXE-O."
Esse slogan, amplamente divulgado e propagado no auge do período da ditadura militar, criava um clima de ufanismo para:
a) anunciar à população brasileira o firme propósito do governo de promover a distensão política, assim que todos os comunistas deixassem o País.
b) justificar a nova postura dos militares para atrair o apoio da opinião pública contrária ao regime autoritário, abrindo caminho para o processo de abertura política.
c) abrandar os rigores do autoritarismo, permitindo que todos os insatisfeitos com o regime militar abandonassem espontaneamente o País.
d) demonstrar a profunda intolerância do governo com os setores do movimento de oposição, que optaram pela luta armada contra o regime.
Respostas
É correta a alternativa D.
O slogan "Ame-o ou Deixe-o" marcou o auge do fundamentalismo político da Ditadura Militar, demonstrando simbolicamente a intransigência política e o fechamento ao diálogo com qualquer grupo que não fosse politicamente alinhado com os valores do regime.
Além desta "sugestão" de "exílio voluntário", a Ditadura também perseguiu, prendeu, torturou e executou os seus adversários políticos, acusando-os de serem "inimigos do povo", tendo este período, os Anos de Chumbo, sido o mais sangrento de toda a ditadura.
Resposta :É correta a alternativa D.
O slogan "Ame-o ou Deixe-o" marcou o auge do fundamentalismo político da Ditadura Militar, demonstrando simbolicamente a intransigência política e o fechamento ao diálogo com qualquer grupo que não fosse politicamente alinhado com os valores do regime
ME MARCA COMO A MELHOR RESPOSTA POR FAVOR