Na temperatura de 200k e sob pressão de 2 atm, uma massa de gas perfeito ocupa o volume de 20 litros. Calcule a temperatura do gas quando, sob pressão de 4 atm, ocupar o volume de 40 litros.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Temos aí uma questão de gases e a forma de resolvê-la é usando a relação PV/T = P'V'/T', que é uma "mexidinha" na Equação de Clapeyron, que servirá para quando se analisa a mesma massa de gás sob mudança dessas variáveis pressão, volume e temperatura.
Pois bem, usemos a relação:
OBS: com um pouco de maldade no coração você nota que na parte de cima da segunda relação (4.40/T') notaria que tanto o 4 quanto o 40 são o nosso 2 e o nosso 20 ambos dobrados, isso quer dizer que a parte de cima foi dobrada duas vezes (uma para o 2 "virar" 4 e outra para o 20 "virar" 40) daí, como sabemos que aquelas frações são equivalentes, a parte debaixo também seria nosso 200 multiplicado pelo 4 :D
A temperatura do gás será de 800°K.
Equação Geral dos Gases Perfeitos
A Equação de Clapeyron para gases perfeitos estabelece uma relação entre o número de mols de um sistema gasoso, sua temperatura, pressão e volume.
Quando um gás ideal passa por uma transformação gasosa, sem que haja perda do número de mols, ou seja, e um sistema isolado no qual a quantidade de matéria não se altera, podemos utilizar a Equação Geral dos Gases Perfeitos-
P₁V₁/T₁ = P₂V₂/T₂
Onde,
- P₁, V₁ e T₁ ⇒ Condição inicial do sistema gasoso
- P₂, V₂ e T₂ ⇒ Condição final do sistema gasoso
Assim,
P₁V₁/T₁ = P₂V₂/T₂
2. 20/200 = 4. 40/T₂
T₂ = 800 K
Saiba mais sobre as transformações gasosas em,
https://brainly.com.br/tarefa/6840564
#SPJ2