faça um resumo Grande assista no YouTube
Tema: por que os humanos lideram o mundo Canal yuval noah harari
Respostas
Resposta:
Uma das ideias de Harari que escandalizaram a comunidade científica é a demonstração de que o cérebro pode ser preservado a partir de implantes em outros organismos, não necessariamente orgânicos. O neurocientista português António Damásio qualificou Harari como um filósofo “pós-humanista”, porque sustenta uma “interpretação algorítmica da humanidade” e elabora uma visão mecanicista da evolução.
Harari confronta seus críticos expondo ideias para salvar o homem da completa desumanização. Segundo ele, é preciso se livrar da estupidez em que está mergulhado, reunir as aquisições científicas e filosóficas válidas e se preparar para mudanças que podem em breve causar a perda da própria noção de humanidade.
Segundo ele, o fundamento ético humanista no qual o mundo se apoiou no século XX foi abalado pela queda de seus três grandes sistemas políticos e econômicos. Fascismo, comunismo e, finalmente, democracia liberal foram substituídos por movimentos xenófobos, o nacionalismo de Vladimir Putin e o conservadorismo isolacionista de Donald Trump. Mesmo aqueles que se exibem como gurus perdem a credibilidade num instante. É o caso de Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, que pregou a restauração das comunidades por meio das redes sociais, mas em seguida foi flagrado vendendo dados de seus assinantes para a Cambridge Analytica, uma empresa de manipulação eleitoral.
Assim, decepcionado, o Homo sapiens se torna quase incapaz de dar sentido ao mundo que criou, sem distinguir realidade de ficção. “Vivemos a era da perplexidade”, afirma Harari. “Ao mesmo tempo que as pessoas perdem a fé na política global, a fusão da biotecnologia e da tecnologia da informação nos coloca diante das maiores mudanças com que o gênero humano já se deparou.
Harari oferece dicas para neutralizar a estupidez. A mais útil é cultivar a clareza de pensamento para compreender o significado
de eventos como a desilusão política, o pânico social e as perturbações tecnológicas. “Clareza é poder”, diz. O problema é que os dispositivos de Inteligência Artificial estão aprendendo a ser mais lúcidos que os seres humanos....