No Segundo Reinado, a produção de café se tornou a principal atividade econômica do Brasil. Leia as afirmativas sobre esse tema e escolha a correta. Em seguida, justifique o erro das afirmativas incorretas.
I. Os fazendeiros do Vale do Paraíba empregavam técnicas agrícolas avançadas, como arados e adubos, o que permitiu o crescimento da produção na região, especialmente a partir de 1870.
II. Enquanto a produção de café no Vale do Paraíba crescia na segunda metade do século XIX, os cafeicultores do Oeste paulista começaram a falir e a abandonar suas fazendas e as cidades da região.
III. A expansão da produção do café a partir de meados do século XIX provocou a expulsão dos indígenas Kaingang das terras em que viviam, desmatamento e a ocupação de terras férteis na região das atuais cidades de Campinas, Jundiaí e São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru e, mais tarde, no norte do Paraná.
IV. Nas novas fazendas de café que surgiram na segunda metade do século XIX, havia trabalho escravo e trabalhadores assalariados, como os retirantes cearenses que fugiam da seca no final da década de 1870.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
alternativa e apenas as afirmações | ||| e |v estão corretas
respondido por:
6
Resposta:
A alternativa b) é a correta
Explicação:
A afirmação I está errada, pois os cafeicultores do Vale do Paraíba não adotavam técnicas agrícolas avançadas, muito pelo contrário, usavam de técnicas rudimentares, o que ocasionou no empobrecimento do solo, levando fazendeiros a expandirem sua produção para o Oeste paulista.
A afirmação II está errada, pois é exatamente o contrário, enquanto a produção no Oeste paulista crescia, a do Vale do Paraíba falia, deixando as cidades da região na míngua.
A afirmação III está correta.
A afirmação IV está correta.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás