Quando se quer mover o corpo ou parte dele, o cérebro forma a representação do movimento, planejando a ação em toda a sua extensão antes de executá-la. Esta representação é chamada de programa motor formado por grandes vias motoras. As grandes vias motoras põem em comunicação os centros suprassegmentares do sistema nervoso com os órgãos efetuadores, possibilitando a atividade dos músculos esqueléticos, permitindo a realização de movimentos voluntários ou automáticos, regulando, ainda, o tônus e a postura. De acordo com Machado e Haertel (2014), as grandes vias motoras envolvem: tratos corticoespinais, trato corticonuclear, trato rubroespinal, trato tetoespinal, tratos vestibuloespinais e tratos reticuloespinais.
ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá/PR: Unicesumar, 2019.
Considerando o texto acima e as grandes vias motoras, assinale a alternativa que possui o Trato(s) responsável(is) por unir o córtex cerebral aos neurônios motores da medula.
Alternativas
Alternativa 1:
Trato tetoespinal.
Alternativa 2:
Tratos corticoespinais.
Alternativa 3:
Trato corticonuclear.
Alternativa 4:
Tratos reticuloespinais.
Alternativa 5:
Tratos vestibuloespinais.
Respostas
respondido por:
41
Resposta:
tratos corticoespinais
Explicação
pagina 75 livro fisiologia humana
luloureiro36p7n2ds:
Tratos Corticoespinais ;unem o córtex aos neurônios motores da médula.No nível das pirâmides bulbares... pag:75 Fisologia humana
respondido por:
54
A alternativa 2) é a correta.
O trato responsável por unir o córtex cerebral aos neurônios motores da medula é o trato corticospinais.
O córtex cerebral precisa se ligar aos neurônios motores da medula para que possa mandar os seus estímulos para os tecidos periféricos e para que possa receber os sinais sensoriais que são captados.
O sistema nervoso central precisa sempre estar integrado ao sistema nervoso periférico para que o controle nervoso seja completo.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás