Energias renováveis avançam como fontes alternativas Nos últimos dias, o Brasil deu um passo importante para se tornar referência em energias renováveis ao aprovar o processo de adesão à Irena, a agência internacional do setor. A decisão foi comunicada pela Comissão Interministerial em Organismos Internacionais do governo federal, depois da 8ª Assembleia Geral da Irena, em Abu Dhabi. A organização tem, atualmente, 152 países-membros. Outros 30 estão em processo de adesão, como o Brasil. Para o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso, a decisão de participar da Irena posiciona o Brasil no centro das discussões mundiais sobre a expansão das chamadas energias verdes, o que é fundamental para que o mercado brasileiro siga com o processo de inserção de renováveis que está em andamento. [...]. O aumento da participação de fontes renováveis na matriz brasileira tem atraído cada vez mais investimentos. [...]. Exemplo do avanço de energias renováveis é o crescimento da utilização de energia de fonte solar fotovoltaica, que alcançou, na semana passada, a marca de 1 gigawatt de potência instalada na matriz elétrica brasileira. [...]. O resultado também coloca o Brasil entre os 30 países que têm mais de 1GW de fonte solar. Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, reconhece os avanços, mas pondera que o país ainda está muito aquém do seu potencial. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2018 (fragmento). Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O Brasil está muito atrasado no uso da energia solar fotovoltaica. O país tem condições para ficar entre os principais nesse mercado, mas, para isso, precisa de um programa nacional estruturado. PORQUE II. O Brasil pode ser considerado privilegiado no que diz respeito às condições naturais para o desenvolvimento das chamadas energias verdes, como, por exemplo, a eólica,a hídrica e a solar.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
alguém sabe a resposta?
Explicação:
herberthpincer:
acredito que seja essa: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa E,
Explicação: Essa questão é mais voltada a interpretação. Na apostila não tem algo explícito sobre a produção de energia solar no Brasil, porém ao ler o último parágrafo da página 56, e ler o enunciado da questão número 2 página 69 da apostila afirma-se a asserção I que o Brasil ainda tem muito o que caminhar em relação a essa fonte de energia.
Já a asserção II encontra- se explícito no 3° parágrafo da página 55. Portanto as duas estão corretas, porém ao interpreta-las fica evidente que uma não justifica a outra.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás