Muitas das tecnologias emergentes, que estão sendo disseminadas pela sociedade, estão fazendo seu caminho em armazéns e centros de distribuição. O BIG DATA, a Internet das Coisas, a mobilidade, a geração do milênio conhecedora de tecnologias, a robótica avançada, os veículos autônomos e as fontes alternativas de energia influenciarão a forma como os produtos se movem na logística. Big Data é, geralmente, definido como a captura de dados que não está sendo usada atualmente, consolidando-a com outros dados, para posterior análise, apoiando os objetivos de negócios específicos. No contexto da gestão de armazéns, o Big Data inclui os processos necessários para agregar, inspecionar, limpar, transformar e modelar os dados, como o objetivo de descobrir informações úteis, sugerindo conclusões, e apoiar a tomada de decisão. A internet das coisas descreve os sensores e a tecnologia de comunicação de dados embutidos em objetos físicos, que lhes permitem ser rastreados, coordenados ou controlados, por meio de uma rede de dados ou pela internet. No armazém, a Internet das Coisas apoiará a comunicação e a coordenação entre os transportadores, os sistemas de armazenagem e a recuperação automatizada, as empilhadeiras e outros sistemas, para permitir novos níveis de visibilidade e automação. Em todos os aspectos da sociedade, os dispositivos móveis estão se tornando uma tecnologia revolucionária, que está evoluindo rapidamente e trazendo grandes implicações. Os técnicos que fazem serviços de manutenção em empilhadeiras e equipamentos automatizados de movimentação de materiais estão utilizando-os, para obter acesso rápido e conveniente a informações sobre a solução de problemas, reparos e ordens de serviço. À medida que as operações de movimentação de materiais aumentam o seu uso de análises de dados e automação, a tecnologia móvel emergirá como a principal plataforma para a exibição de dados. Com a tecnologia móvel, os gestores de armazéns terão acesso a uma grande riqueza de dados, incluindo o estado do equipamento e os relatórios de desempenho. Trabalhadores que utilizam regularmente a tecnologia em suas vidas pessoais esperarão que os equipamentos que operam proporcionem uma experiência semelhante ao seu envolvimento com a tecnologia em seu carro ou com o seu smartphone, por exemplo. Esse desenvolvimento apresenta desafios e oportunidades para os gestores de movimentação de materiais. Ambas as técnicas de gestão e movimentação de materiais devem adaptar-se a esses tipos de trabalhadores.

Com base na leitura do texto, apresente, resumidamente, um cenário possível para as cadeias de abastecimento, nos próximos anos, em função da utilização destas novas tecnologias.


flaminolilian1p83xi1: Voce tem a resposta ?
oliverfrancesca: Alguém sabe?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3

A gestão da cadeia de abastecimento tem sido uma área de grande investimento das organizações, sobretudo no contexto atual, por conta da necessidade de se alinhar com as novas tecnologias.

Por conta disso, com o objetivo máximo de agregar valor ao cliente, é preciso que se estabeleça um planejamento que envolva desde a produção da matéria-prima, envolvendo toda a logística, a fim de preparar uma experiência positiva aos clientes.

Perguntas similares