• Matéria: Pedagogia
  • Autor: bjanunes
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”.


Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as concepções metodológicas acerca do trabalho que o professor exerce, relacione corretamente cada uma das concepções listadas a seguir às suas respectivas características:


1. Concepção tradicional da profissão docente.
2. Concepção contemporânea da profissão docente.


( ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
( ) Admite o professor como sacerdote do saber.
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
( ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
( ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.

Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

A
1 – 1 – 2 – 2 – 1

B 1 – 2 – 1 – 1 – 2
C 1 – 1 – 1 – 2 – 1
D 2 – 2 – 1 – 2 – 2
E 1 – 2 – 1 – 2 – 2

Respostas

respondido por: brhu91
8

Resposta: A) 1-1-2-2-1

Explicação:“Muitas são as discussões sobre esta profissão que esbarra em concepções sobre o trabalho que o professor exerce, muitas vezes relacionado a uma atividade meramente técnica, subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas. Essas concepções estão relacionadas à perspectiva tradicionalmente praticada pelas instituições de formação de professores, que deixa evidente a dicotomia entre o trabalho docente em relação às atividades de pesquisa. Outra discussão relevante está na tradicional concepção da vocação do professor, que historicamente teve o seu trabalho caracterizado como missão. [...] Houve um tempo que ser professor era comparado a ser sacerdote do saber, era a manifestação de uma vocação ou missão transcendente, não o exercício de um ofício, uma profissão. Entretanto se educar é missão, é dom torna-se incoerente e desnecessário exigir que o professor invista em sua formação acadêmica e continuada”

Perguntas similares