Respostas
1. Tarsila do Amaral – cores e lendas brasileiras
EFCB50
Pintora ,desenhista e uma das principais representantes do movimento modernista brasileiro em meio à uma viagem de “redescoberta do Brasil” com o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os “bichos nacionais”(mencionados em poema por Carlos Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana.
2. Portinari : Brincadeiras de criança
Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal doRio de Janeiro).Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
3. A geometria de Escher
artista gráfico holandês Escher gostava de brincar com formas geométricas e de iludir o espectador. o que nos faz sempre indagar o que realmente está representado na tela.A obra de escher é um prato cheio pra criançada .com ela podemos desenvolver atividades como origami inspirada na obra dele.
4. O mundo onírico de Salvador Dalí
salvador_dali_a_persistencia_da_memoria
‘Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá… é mais ou menos assim as obras desse importante pintor catalão conhecido por ser um dos representantes do movimento realista cuja principal característica é o elemento onírico ou seja se inspirava no mundo criativo dos sonhos ,O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, com excelente qualidade plástica. para alguns a sua obra não faz nenhum sentido mas ninguém nega a sua inconfudível criatividade.
colocar num quadro os seus sonhos mais loucos é a coisa mais divertida imagina pra criança .estimule as crianças a fazer aomesmo usando colagens,diferentes materiais e pronto!
5. Pollock
Desenvolveu uma técnica de pintura,na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o ‘dripping’; o quadro “UM” é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéis.
vão se identicar de cara com os garranchos que toda criança faz ,que tal usar a tinta numa lata furada e reproduzir o mesmo efeito
Espero ter ajudado! bons estudos! ;)