A obra acima foi consagrada por tratar de questões raciais e populares no século XIX. Por várias vezes, suscitou polêmicas referentes a tese da necessidade do branqueamento da população. Nela são destacadas três gerações distintas, assim como duas etnias que participaram da composição da sociedade brasileira.
Sobre esses temas, analise as afirmações a seguir:
I – Ao estudarmos a cultura brasileira, é importante considerarmos as subculturas que fazem parte da matriz étnica do país, sendo elas: indígenas, portuguesa e africana.
II – No decorrer da história do Brasil ocorreu o processo de miscigenação entre as culturas portuguesas, indígenas e africanas, e desse processou resultou uma sociedade marcada pela diversidade cultural e livre do racismo.
III – O processo de miscigenação da sociedade brasileira deve ser compreendido a partir da profunda distância social entre os grupos que a compõem.
Assinale a alternativa que apresenta todos as afirmações corretas:
Respostas
respondido por:
0
I está correta.
As subculturas s que fazem parte da matriz étnica do país, sendo elas: indígenas, portuguesa e africana, foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura brasileira que existe no contexto atual.
Por conta disso, é imprescindível que esta temática seja trabalhada atualmente nas escolas, favorecendo o desenvolvimento de conscientização por parte dos alunos, de forma a reduzir preconceitos e ações discriminatórias contra estes grupos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás