• Matéria: Biologia
  • Autor: visvilourry
  • Perguntado 7 anos atrás

um estudante de biologia tem em seu quintal um lindo pé de malva-Rosa, planta cujas flores apresentam pétalas que são brancas pela manhã, quando a flor se abre, e vão se tornando de um cor de Rosa intenso conforme o dia vai passando. em um mesmo pé de malva Rosa, pode-se apreciar flores com cores diferentes tons: desde as totalmente brancas, que acabaram de se abrir, até exatamente rosas, abertas há várias horas. O estudante tem uma hipótese para explicar o fenômeno: ao longo do dia a radiação solar induz mutações genéticas nas células dos pétalas, que as levam a alteração da cor, se flores já totalmente cor-de-rosa forem polinizadas com pólen de flores da mesma cor, ou seja, se a polinização ocorrer depois da ocorrência das mutações, as sementes resultantes darão origem a plantas que produziram apenas flores cor-de-rosa. a explicação do estudante para a mudança da cor da pétala de malva rosa e sua explicação para a transmissão hereditária dessa característica estão corretas? justifique.​

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
25

As duas explicações apresentadas pelo estudante estão erradas. A mudança na coloração das pétalas da malvarosa compreende uma alteração que atinge o fenótipo que possui como determinação a variação da intensidade luminosa durante o dia.

E o cruzamento entre as variedades dessa planta resulta na produção de descendentes com um mesmo padrão de coloração, visto que o genótipo não possui modificação resultante das variações ambientais.

Bons estudos!

Perguntas similares