• Matéria: Filosofia
  • Autor: daragabryelle
  • Perguntado 9 anos atrás

sintetize em que discordavam racionalistas e empirista na discussão sobre o processo de conhecimento.

Respostas

respondido por: analauracelestino
1424
Os empiristas acreditavam que o conhecimento vinha a partir das experiências sensíveis, ou seja dos cinco sentidos, todo conhecimento em nossas mentes seria apenas uma cópias das sensações captadas pelos sentidos.
Já os racionalistas acreditavam que todo conhecimento deveria ser provado, que deveria ter embasamento cientifico seguindo o método da observação, tese e experiência. 

daragabryelle: Muito obrigada!
asunav: Obrigado
respondido por: Matheusieti
165

O pensamento empírico lida com as experiências sensíveis, sendo parte da própria linguagem e interação do indivíduo com o mundo ao seu redor. O Racionalismo parte da validação do conhecimento.

O filósofo Kant desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas.

Vale ressaltar que ela explica que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona.

Caso tenha interesse em uma questão sobre Kant:

https://brainly.com.br/tarefa/8222608

Anexos:
Perguntas similares