• Matéria: ENEM
  • Autor: roselitamendes3619
  • Perguntado 7 anos atrás

O modelo institucional que a gestão educacional democrática proporciona é participativo. Um canal legítimo de participação em que a prática social encoraja a iniciativa e pode levar à formação de um cidadão mais atuante, esclarecido e responsável por suas escolhas. O grande desafo deste sistema é engajar a comunidade e torná-la politicamente ativa, fazendo a educação pública corresponder às expectativas e interesses da população. MACHADO, M.A.G. A autonomia na concepção da gestão educacional democrática. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria (Dissertação de Mestrado), 2010. O texto sugere um modelo de gestão educacional que privilegie: A A autonomia dos sujeitos envolvidos, que tomam suas próprias decisões sobre sua realidade. B Formação de profssionais autônomos e pró-ativos em seus locais de trabalho. C Conservação da moral e dos costumes primitivos para uma autonomia religiosa. D Condição de dependência contínua da comunidade à direção escolar. E Maior participação de sujeitos com formação superior e pós-graduação, em detrimento de membros da comunidade com pouco estudo.

Respostas

respondido por: gustavoif
0

O texto sugere um modelo de gestao educacional que privilegie a autonomia dos sujeitos envolvidos, que tomam suas próprias decisões sobre sua realidade

Falando sobre a gestao educacional no Brasil, a mesma e organizada e estruturada em tres esferas: ensino federal, ensino estadual e ensino municipal. Ha uma articulacao entre essas tres esferas que determina as regras do setor de educacao, ainda ha a divisao entre o setor publico e o privado.

Cada uma dessas esferas possui uma responsabilidade na area educacional do pais. Quando falamos sobre educacao basica, estamos falando das esferas dos estados, municipios e Distrito Federal, que ofertam-na. Ja o ensino medio e responsabilidade dos Estados e DF e a educacao infantil dos municipios.

Perguntas similares