Os bandeirantes são representados, no hall de entrada doMuseu Paulista, por grandes estátuas; as diversas regiões dopaís são representadas como criações da ousadia paulista:a Independência foi, providencialmente, proclamada em SãoPaulo e Pedro I, em carta exposta com destaque, agradece oapoio decisivo dos paulistanos à Independência.FUNARI, P. P. A. A cultura brasileira e a construção da mitologia bandeirante. Campinas:Ideias, ano 2, n.1, 1995. A representação dos bandeirantes no Museu Paulista tinhacomo propósito a construção de uma memória queA sustentava o protagonismo de um estado na políticanacional.B retomava a relevância da resistência escrava na histórianacional.C afrmava o prestígio da produção artística na esferaregional.D enaltecia a trajetória do povo na consolidação de umamemória social.E enfatizava o papel dos indígenas na ocupação do interior doBrasil.
Respostas
respondido por:
0
A representação dos bandeirantes no Museu Paulista tinha como propósito a construção de uma memória que:
A) sustentava o protagonismo de um estado na política nacional.
> No final do século XIX, São Paulo já era o centro econômico do país, mas ainda tinha uma posição política secundária. Assim, os cafeicultores paulistas passaram a exaltar seu passado, por meio da figura dos bandeirantes.
A ação dos bandeirantes foi exaltada como sendo a origem do desenvolvimento econômico estadual.
Nas palavras de Sevcenko, o bandeirante era "o representante das mais puras raízes sociais brasileiras, conquistador de todo o vasto sertão interior do país, pai fundador da raça e da civilização brasileira".
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás