Hilda de Almeida Prado Hilst nasceu em Jaú-SP, em 1930. Hilda teve uma educação nos melhores colégios de São Paulo - Santa Marcelina, Mackenzie - até, em 1948, entrar na Faculdade de Direito da USP, onde conheceu aquela que seria sua grande amiga ao longo da vida, a escritora Lygia Fagundes Telles. Seu primeiro livro Presságio, publicado em 1950, foi recebido com grande entusiasmo pelos poetas Jorge de Lima e Cecília Meireles. Em 1951, publicou seu segundo livro de poesia, Balada de Alzira. Concluiu o curso de Direito em 1952. A partir de então, Hilda viveu anos intensos de vida social, sempre em evidência pelo modo audaz de uma garota levar a vida na década de 1940. Em 1964, depois da leitura do livro Carta a El Greco, do escritor grego Nikos Kazantzakis, Hilda decide afastar-se da vida agitada de São Paulo. Pede para a mãe parte de uma propriedade da família, localizada a alguns quilômetros de Campinas-SP, e constrói a Casa do Sol, projetada por ela para ser um espaço de inspiração e criação artística. Hilda Hilst viveu o resto de sua vida ali, até sua morte em 2004, em uma vida social prolífca, recebendo diversos escritores e artistas com quem mantinha profundos diálogos. HILST, Hilda. Pornochic. 1ª ed - página 277. São Paulo: Globo, 2014. A biografa é um gênero textual que mostra a trajetória de determinado indivíduo, evidenciando seus aspectos únicos. No caso de uma biografa como a de Hilda Hilst, pode-se observar que um dos principais elementos constituintes é A a valorização exagerada dos eventos reais de sua vida, para que o relato biográfco suscite, no leitor, o desejo de conhecer a obra da artista.B o relato de eventos de sua vida em perspectiva histórica,que valorize seu percurso educacional e artístico.C a mostra de prestígio que a tinha por diversos escritores dediferentes nacionalidades.D uma retórica que incentive os leitores a adotar medidassemelhantes a da biografada, que aparece como fguraexemplar.E uma exposição de eventos baseados em sua vida, com panode fundo histórico, e narrados literariamente, com construçõesfccionais.
Respostas
respondido por:
0
A resposta correta é a letra E) uma exposição de eventos baseados em sua vida, com pano de fundo histórico, e narrados literariamente, com construções ficcionais.
O conceito de biográfica se dirige a uma gênero que é considerado como literário, pois nele o auto tende a narrar toda a sua história de vida, porém essa história de vida pode ser dirigida a apenas uma pessoa ou a várias pessoas.
Com isso, pode-se afirmar que as biografias são construídas para poder contar a trajetória de vida de alguma pessoa.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás