Na perspectiva Hobbes, o homem tende fatalmente para o seubem material; é, fundamentalmente, egoísta. A moral não devesuprimir este egoísmo, mas valorizá-lo em um egoísmo maisrefnado, aplicando a razão ao egoísmo cego, transformandoo hedonismo em utilitarismo. Assim, não por socialidade ousimpatia, mas por um egoísmo iluminado, o homem renúnciaao egoísmo originário, ao estado de natureza,, em que vivedesorganizado e inimigo do homem, e se une no estadocivilizado, na sociedade política: dos egoísmos em choquesurge um egoísmo disciplinado.CASTAGNOLA, P. História da flosofa. 4ªed. São Paulo, Edições Melhoramentos, 1961p.266, (adaptado). De acordo com o texto, para o flósofo Tomas Hobbes, o serhumano vive em estado de "egoísmo disciplinado", que resultade:A Uma predisposição genética para a vida em sociedadepacífca.B Uma incessante busca pelo conhecimento intelectual.C Aproximação com o divino, concebida a partir dareligiosidade cristã.D Necessidade da supressão do estado de natureza para viverem sociedade.E Uma construção religiosa independente de intermediaçõessacerdotais.
Respostas
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D Necessidade da supressão do estado de natureza para viverem sociedade.
De acordo com o filósofo Hobbes, o homem vive um constante estado de supressão da natureza humana, como o egoísmo, para que seja capaz de viver em um meio amplamente social.
Diante disso, é obrigado a aprender as regras sociais, costumes, noções, de forma a se manter em um ambiente social equilibrado, embora as diferenças.
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